segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Foi!

Estou eu aqui; final de semana, como te prometi. Tecnicamente, nem mais até... mas, como as coisas que se leva no jeito, é sim: vim de um domingo e nele estou, até porque só se passaram 15 minutos e, no máximo, cheguei atrasado. Mas cheguei.

Mas nem pra definir nada de vez!... Não faço idéia do que falar;
mas nunca soube... e sai, não sai? É quando faço da vontade a prática, e nada mais. Nas outras vezes, tudo para no imaginário de um feito fantástico e carregado de acertos, que não cria mais do que fantasmas, e esses rodeiam até que se esqueça e surjam outros - o que é bem comum, pois a vida corre, as opções se projetam, e nelas a cabeça fica quente e pensante, só não pelas coisas de sempre (por sinal, especialmente não para elas!)... e tudo se anuvia.

E o que mais é um 'forçar-se à sentar e escrever' do que uma afirmação de vontade?
Chegar a ver o que empurra, acho difícil; nem eu sei ao certo.
Há tanta coisa aqui dentro que não saberia mais dizer o que é racional ou não.
Ou até onde isso importa...Bem já foi dito acima: louco ou sóbrio, 'frio ou doce, quente ou amargo', o que importa é colocar no papel.

E demoro. Demoro tanto que me chama a atenção. E por isso tenho feito escolhas mais próximas da minha superfície; pois, tal como a terra, lá dentro tudo inflama, mas é fora que há vida... E de tanto vasculhar, acabo apenas procurando - o que não é nada bom, com tão pouco tempo...

Então hoje estou assim: certo! Certo pra mim, certo de mim, ainda que não saiba de mais nada. E me sinto bem, pois sinto!

A escolha está feita, e pela intensidade. E não mais validade, não mais vaidade, nem mais sinceridade - mesmo ela está em xeque. Adianta a franqueza quando se está errado? E qual é o critério da verdade? Saber o que é melhor pra mim? Seria como 'aceitar' que já conheço de tudo, sentar e cruzar meus braços, à espera das coisas repetidas... não me agrada.

Escolher e pronto é uma boa verdade. Pois me deixa bem, e esse talvez seja o objetivo de tudo, afinal: saber querer...

Eu quero.

7 comentários:

  1. "Certo pra mim, certo de mim, ainda que não saiba de mais nada." Eis o oxímoro da vida: a certeza incerta.  

    Racional, sentir. Há uma frase de Fernando Pessoa que ilustra bem esses dois "conceitos": "não há nenhuma razão para amar senão amar". É isso. Sentimentos, em sua grande maioria, assim são: sem justificativas, sem  explicações, sem motivos, sem critérios, sem certezas. 

    Aos racionais de plantão, é difícil admitir. Sei bem. A carapuça aqui serve (e muito).

    By the way... 

    Senti.

    ResponderExcluir
  2. Esclarecendo meu comment anterior: não é que motivos e justificativas não existam. Existem sim, mas não de forma explícita, o que os torna, muitas vezes, não "identificáveis" (rsrs).

    ResponderExcluir
  3. Perfeito. É exatamente isso.

    Vontade não é saber como, quando ou porquê, mas somente qual.

    ResponderExcluir
  4. Seu texto me fez pensar em um monte de coisas...

    Lembrei de um outro texto (que minha memória fraca não me permite lembrar o nome nem o autor) em que o escritor dizia que costumava se sentar e escrever. Mesmo que não houvesse inspiração, mesmo que não quisesse dizer nada. Escrevia para não perder o costume, para criar um hábito. Escrevia como exercício. E quantas coisas na vida a gente faz por hábito, não?

    E essa coisa da superfície x o que vai dentro? Quantas vezes a superfície parece calma, mas a correnteza está escondida, com toda a força? Sei bem o que é isso!

    Certezas, como viver sem elas? Mesmo que passageiras...

    E a certeza do sentir! Adorei! Lembrei de uma música da Cássia Eller, que retrata o extremo oposto, "socorro já não sinto nada: nem medo nem calor nem fogo. Já não dá mais chorar nem pra rir..."

    Bom é isso.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que já te falei isso...eu gosto do que vc escreve...e tenho uma pequena invejinha (inveja boa! rs) da frequência dos seus posts...queria postar com essa frequência toda também! Rs

    ResponderExcluir
  6. Só de ouvir que "fiz pensar" já fico feliz.

    E mesmo tomando atitudes condizentes com minha superfície, tudo aqui é, e sempre será, o meu núcleo.
    continuem lendo
    e enlouqueçam comigo!

    ResponderExcluir
  7. jura que acha que posto muitas vezes? estou pouco satisfeito com a minha frequência, porque 'penso em escrever' alguns milhões de vezes mais do que.... 'escrevo'!

    rsrs

    ResponderExcluir